Cortes nos Lábios Vaginais

27-12-2020

Está com cortes nos lábios vaginais? Então tem mesmo que ler este post para perceber as causas, possíveis cuidados para melhorar e claro em que situações deve recorrer ao seu médico... espero ajudar...

A sua vagina - curiosidades

Resolvi iniciar este post com algumas curiosidades sobre a sua vagina, por ser importante conhecer bem a sua anatomia e outras características.

Onde se situa a vagina?

A vagina situa-se entre a uretra (saída da urina) e o ânus, confira a imagem (O canal urinário é independente da vagina):

A sua vagina - curiosidades
A sua vagina - curiosidades

Que tamanho tem a minha vagina?

O comprimento do canal vaginal, da vulva ao colo do útero, varia de mulher para mulher, em média mede entre 11 e 14 cm.

É verdade que a vagina da mulher gorda é maior?

Não, a vagina da mulher gorda é do mesmo tamanho. A mulher gorda pode é ter os órgãos sexuais externos maiores (lábios e monte de Vénus).

Durante a relação sexual deito muito líquido, onde se forma este líquido?

A lubrificação das paredes da vagina e da vulva ocorre quando a mulher está excitada. A excitação da mulher promove o aparecimento destas secreções que facilitam a penetração do pénis, diminuindo a fricção e a dor. A falta de lubrificação pode estar relacionada com ausência de excitação, alterações hormonais, após o parto ou a menopausa. Nesta situação a mulher deve usar um lubrificante e se o problema perdurar consultar o seu médico

Qual é o odor da vagina?

A vagina exala um odor característico semelhante ao cheiro da água do bacalhau. Como tem um cheiro muito intenso é aconselhável fazer a higiene intima diariamente e sempre que tiver relações sexuais. Durante a menstruação o odor é mais intenso.

Que sabor tem a vagina?

A vagina tem um sabor adocicado e ácido graças à acção dos bacilos Döderlein. O sabor da vagina pode variar se a mulher não tiver cuidados de higiene regulares.

Como devo fazer a higiene da minha vagina?

A higiene vaginal deve ser feita com água e sabonete ou loção de pH neutro todos os dias ou sempre que tiver relações sexuais.

Qual é o pH de uma vagina?

A vagina tem um pH ácido a partir da puberdade até à menopausa (sobe na menopausa). O pH da vagina situa-se entre 3,8 e 4,5 e deve-se à acção dos bacilos Döderlein. A acção dos bacilos origina maior acidez vaginal funcionando como defesa contra as infecções. A aplicação de bacilos (suplementos) na flora vaginal pode evitar infecções.

Como é uma vagina virgem?

Uma vagina virgem é muito idêntica a uma vagina não virgem, a única diferença é a presença de uma pequena membrana, localizada à entrada, que se chama hímen e que funciona como uma barreira às infecções. Nas primeiras relações a membrana é destruída e a mulher sangra.

Que alterações ocorrem na vagina durante a menopausa?

Durante a menopausa a mulher passa a ter menor quantidade de estrogénios sofrendo algumas alterações como atrofia da vagina, aumento do pH e maior secura vaginal. Como resultado destas alterações há maior probabilidade de ter infeções, comichão, irritação, dor nas relações sexuais e diminuição do apetite sexual.

Cortes nos lábios vaginais

Os cortes ou fissuras nos lábios vaginais são comuns e podem surgir devido às relações sexuais (gestos ou actos mais bruscos), penetração sem lubrificação (secura vaginal), uso de tampões ou pensos muito absorventes (roçar no penso), fistulas vaginais, menopausa, vaginites, ducha vaginais, alguns medicamentos (secam mais a vagina) ou uso de roupa sintética, entre outras.

Na nossa loja online pode encontrar alguns cremes com vitamina A e óxido de zinco:
Cortes nos lábios vaginais
Cortes nos lábios vaginais

Como tratar as fissuras nos lábios vaginais

A mulher deve suspender as relações sexuais durante 4 dias, aplicar pomada pastosa de vitamina A e óxido de zinco, fazer a higiene intima duas vezes ao dia com sabonete de pH neutro e quando retomar as relações sexuais deverá garantir que a ferida está cicatrizada e que está lubrificada, se necessário usar um lubrificante ou iniciar com os preliminares. Após 4 dias se não melhorar deve falar com o seu médico.

Na nossa loja online pode encontrar alguns cremes com vitamina A e óxido de zinco:

Na nossa loja online pode encontrar alguns cremes com vitamina A e óxido de zinco:

Como tratar as fissuras nos lábios vaginais
Como tratar as fissuras nos lábios vaginais
Como tratar as fissuras nos lábios vaginais
Como tratar as fissuras nos lábios vaginais

Conclusão: cortes nos lábios vaginais? Deve tentar identificar a causa, para evitar manter essa agressão, manter a higiene intima cuidada, aplicar pomada para assadura e se em 3 dias não melhorar voltar a falar com seu médico.


Carlos Edgar

(INcontinentes)