O que provoca a incontinência?

21-10-2022

A incontinência pode ocorrer em homens e mulheres em qualquer idade, sendo mais comum nos idosos, os estudos revelam que 30% das idosas e 15% dos idosos podem sofrer de incontinência.

O que provoca a incontinência?
O que provoca a incontinência?


Apesar de ser comum, incontinência não deve ser encarada comum parte do envelhecimento. Mas vamos descobrir as causas....

Incontinência, o que é?

Quando falamos em incontinência urinária referimo-nos a uma perda involuntária de urina que pode ser pontual ou recorrente. E o que a pode causar?

O que provoca a incontinência urinária?

Para percebermos as causas temos que conhecer os mecanismos complexos que o nosso corpo tem para controlar a micções. O ato de urinar é regulado por um complexo sistema nervoso que regula os sinais da bexiga, dos músculos e da nossa própria vontade. Na prática temos posso explicar o processo como um corredor de duas portas, a primeira na bexiga, regulada pelo cérebro e a segunda, nosso meato urinário, regulado em parte por nós.

Com um processo tão complexo é fácil prever que vão haver muitos fatores que podem influenciar e alterar o controlo urinário.

Quando falamos de causas da incontinência urinária podemos dividir em causas relacionadas com doenças, como obstrução da uretra, alterações dos músculos da bexiga ou uretra, espasmos da parede da bexiga, diabetes, AVC, demências, e outras.

As causas podem ainda estar relacionadas com medicamentos, por exemplo diuréticos (aumentam a produção de urina), relaxantes musculares, ansiolíticos, entre outros.

E haver outras causas como:

  • ingestão de bebidas alcoólicas
  • ingestão de grandes quantidades de água
  • ingestão de bebidas com cafeína
  • ataques de tosse ou espirros


Como pode conferir a causas podem ser muitas, é importante saber que causas podem causar a incontinência para tentar antever que tipo de dispositivo absorvente temos necessidade de usar para passar por exemplo a noite sem vazamentos ou o leito molhado.

Exemplo prático:

Tem um familiar que faz medicação relaxante à noite e a sua equipa de saúde tem pedido insistentemente para o hidratar.

Nesta situação sendo acamado sem controlo dos esfíncteres tem tendência a perdas de urina, com a medicação pioraram, irá necessitar de uma fralda muito absorvente. Se cumprir a indicação da equipa de saúde e lhe fornecer 1,5 l de água tem que providenciar uma fralda com mais de 3500 ml de capacidade de absorção.

Nota: A quantidade de urina libertada pela pessoa é semelhante à quantidade de água ingerida, excepto se tiver diarreia, febre, suor intenso, vómitos ou outra condição que proporcione perda de líquidos.

Na Incontinentes encontra algumas fraldas com essa capacidade de absorção, confira algumas:

Espero ter ajudado...

Carlos Edgar

(Incontinentes)