Como fazer esvaziamento dos sacos coletores de urina com válvula

Os sacos colectores de urina são reservatórios que servem para recolher a urina de sondas vesicais, algálias, preservativos urinários e outros dispositivos médicos. Os sacos colectores de urina são conectados a um destes dispositivos e recolhem a urina para evitar que existam fugas.

O uso de sondas vesicais, algálias ou até preservativos urinários podem estar indicados em situações de retenção urinária, medição da diurese (quantidade de urina produzida), coadjuvante de tratamento de feridas e outras lesões ou mesmo em certos quadros de incontinência.

As sondas vesicais, algálias ou mesmo os preservativos urinários têm uma conexão para o saco colector se adaptar e recolher a urina, sem fugas e sem possibilidade de contaminação exterior, no caso das sondas vesicais e algálias.

Sacos colectores - tipos

Os sacos colectores de urina são sacos transparentes, como graduação em cl ou ml gravada no saco, para permitir avaliar as características da cor e a quantidade de urina eliminada pela pessoa.

Os sacos podem ter várias tamanhos, sistemas anti-refluxo, de drenagem ou mesmo serem sacos conectados na sonda vesical ou algália, sistema numa peça só.

Assim podemos dividir os tipos de sacos em:

Sacos colectores de urina de 750 ml

Os sacos colectores de urina de 750 ml são os chamados sacos colectores de perna, indicados para utentes que caminham, o que irá permitir manter o uso do saco colector fixado numa perna, através de bolsa ou nastro. O saco pode ter torneira de esvaziamento ou ser estanque.

Sacos colectores de urinaSaco Colector de Urina 2 l c/Torneira de 1500 ml

Os sacos colectores de urina de 1500 ml são sacos para pessoas com menor mobilidade ou mesmo para o período nocturno, pois conferem maior recolha de urina. O saco pode ter torneira de esvaziamento ou ser estanque.

Sacos colectores de urina de 2000 ml

Os sacos colectores de urina de 2000 ml são sacos para pessoas com menor mobilidade ou mesmo para o período nocturno, pois conferem maior recolha de urina. O saco pode ter torneira de esvaziamento ou ser estanque.

Como falei os sacos podem ter válvula ou torneira para ser esvaziado ou serem estanques ou fechados, em ambas as situações devemos ter presente que a medida dos 2/3 é o limite máximo para se proceder ao esvaziamento ou retirada do saco.

Resumindo: quando temos um saco que atinja os 2/3 da sua capacidade devemos esvaziá-lo ou retirar e substituir por outro (sacos sem torneira ou válvula). Descubra como deve esvaziar o saco...

Como fazer esvaziamento dos sacos colectores de urina com válvula

Para esvaziar o saco colector deve ter alguns procedimentos e regras, confira:

  • lave sua mãos e coloque umas luvas;
  • coloque um recipiente tipo bacio ou arrastadeira;
  • abra a torneira ou válvula do saco;
  • deixe esvaziar;
  • volte a fechar a torneira ou válvula;
  • retire as luvas;
  • volte a lavar suas mãos.

Não se esqueça que deve esvaziar o saco sempre que atinja 2/3 de sua capacidade de armazenamento, o saco colector de urina deve ficar pendurado num suporte, que pode ser de plástico ou inox, sempre abaixo do nível da bexiga.

Carlos Edgar

(Incontinentes)