As perdas extra algália
A urina é o resultado da filtração que os nossos rins fazem ao sangue, a urina é por isso um conjunto de impurezas e substâncias tóxicas que os nossos rins retiram do sangue, tornando-o mais limpo.
Depois de filtrar o sangue os rins encaminham a urina para a bexiga, através dos ureteres, que acumula a urina, até um determinado nível que irá favorecer a nossa vontade em urinar. A uretra liga a bexiga ao exterior.
O uso da algália facilita a saída da urina, a algália é colocada pela uretra até à bexiga ficando presa na bexiga graças a um balão que a algália tem e que fica cheio de água destilada.
O uso da algália pode estar recomendado em diversas situações como:
- cirurgias;
- retenção urinária;
- controlo da produção de urina;
- incontinência;
- tratamentos;
- outros tratamentos ou doenças urológicas.
Ao ser colocada a algália consegue vedar a saida da urina, devendo sair apenas pela algália. E uma algália que revele perdas extra algália?
As perdas extra algália
Porque acontecem?
As perdas de urina na pessoa que usa algália resultam da incapacidade da algália tapar a totalidade do canal da uretra, podem acontecer devido a:
- rebentamento do balão da algália;
- não insuflação do balão;
- baixa insuflação do balão;
- relaxamento do esfincter;
- repuxamento da algália;
- escolha errado do calibre;
- má colocação da algália;
- dobra da algália que não permite a saída da urina;
- algália entupida.
O que revelam?
As perdas extra algália revelam que a sonda não está a cumprir o seu papel corretamente, o que revela que deve ser trocada. Se está nesta situação sugiro que contacte o seu enfermeiro ou equipa de saúde.