Qual o melhor colchão anti escaras?

24-01-2021

As escaras de decúbito ou úlceras de pressão são das complicações mais complexas que um acamado pode enfrentar, será que podemos prevenir esta complicação? Que técnicas e procedimentos devemos adoptar?

Escaras de decúbito ou úlceras de pressão

As escaras de decúbito são lesões que resultam da pressão ou fricção que a nossa pele pode sofrer nas zonas com proeminências ósseas, como a nuca, omoplatas, cotovelos, orelhas, anca, região sagrada, calcanhares e pés.

Ao ficar imobilizado o idoso exerce maior pressão nestas regiões o que pode levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo, e sem sangue a pele acaba por morrer, necrosar.

Os primeiros sinais de úlcera é a vermelhidão que ao ser pressionada não branqueia, sinal que revela que os vasos sanguíneos mais pequenos estão destruídos, e as bolhas ou flictenas. 

Tipos de escaras de pressão 

Ao falar nos sinais iniciais foi com o objectivo de alertar, pois será mais fácil actuar nessa fase, este tipo úlcera classificamos como ulcera de grau 1, podendo ainda existir as ulceras de grau 2, 3 e 4, de acordo com as estruturas da pele que estiverem afectadas. O aumento de grau corresponde ao aumento da gravidade da ulcera.

Prevenir as úlceras de pressão

Como já falamos no post dos posicionamentos a mudança de decúbito é muito importante para aliviar a pressão, confira o vídeo:

Para além dos posicionamentos temos outras aspectos a ter em como:

  • alimentação e hidratação (um idoso bem nutrido e hidratado tem melhores condições para suportar as agressões na sua pele, e recuperar mais rapidamente se tiver alguma lesão);
  • higiene (a pele limpa e hidratada tem maior resistência a fontes de pressão e atrito);
  • roupa da cama (a roupa bem esticada preveni o aparecimento de lesões);
  • roupa do utente (a roupa de algodão, sem vincos ou atilhos preveni as lesões);
  • mobilizações (a forma como mobilizamos o idoso é importante para evitar traumatismo e lesões);
  • tipos de absorventes usados para a urina e fezes (a capacidade de absorção da urina e fezes é importante para prevenir os efeitos do excesso de humidade na pele);
  • medicação (alguns medicamentos aumentam o risco de fragilidade da pele);
  • e o colchão.


O colchão é um dos principais factores, pois o idoso pode passar mais de 1/3 do seu dia sobre esta superfície, é por isso importante escolher o colchão mais recomendado para evitar riscos.

Tipos de colchão

Os tipos de colchão que pode encontrar para o seu idoso são:

Colchão de espuma ou colchão hospitalar

Este tipo de colchão está indicado para pessoas sem risco de úlcera de pressão e com alguma capacidade de se mobilizar, por ser um colchão mais duro e com menor capacidade de aliviar a pressão. Na nossa loja online pode encontrar este colchão tripartido a um preço a rondar os 66 euros.

Colchão viscoelástico

O colchão viscoelástico já garante uma divisão da pressão exercida pelo corpo do idoso, estando recomendado para pessoas com algum risco de desenvolver úlceras de pressão, este colchão é ligeiramente mais caro, podendo encontrar na nossa loja online com um preço de 109 euros.

O colchão viscoelástico ajuda a promover o conforto do utente, distribui o peso do utente, evita sensação de queimadura da pele e favorece a circulação sanguínea.

Colchão de pressão alterna de favos

Este tipo de colchão é o mais vendido na nossa loja, é composto por uma tela e um compressor que promove o esvaziamento e enchimento dos favos, em ciclos de 6 minutos, de forma alternada para alterar os pontos de pressão. O seu uso está indicado em conjunto com um colchão de espuma ou hospitalar. na loja online pode encontrar com o preço de 40 euros.

Colchão de pressão alterna de tubos

Este tipo de colchão é semelhante ao anterior sendo composto por uma tela com tubos e um compressor que promove o esvaziamento e enchimento dos favos, em ciclos de 10 minutos, de forma alternada para alterar os pontos de pressão. O seu uso está indicado em conjunto com um colchão de espuma ou hospitalar.

Qual o melhor colchão anti escaras?

Para cada idoso e sua situação clínica há um colchão adequado, o melhor colchão será aquele que alivia a pressão, traduzindo isso em maior conforto e manutenção da integridade da pele. Se tivermos em conta os mais vendidos na loja os melhores colchões são o viscoelástico e de pressão alterna em favos.

Em termos do factor preço e prevenção os melhores colchões são os viscoelásticos e o colchão de pressão alterna em tubos por ser mais robusto, mais confortável e ter menos riscos de se furar ou estragar.

Perguntas sobre os colchões anti escaras

Que pessoas devem usar?

Todos os idosos acamados devem usar um colchão que previna e alivie a pressão.

Quanto custa um colchão anti escara?

O preços podem variar dependendo o tipo de colchão e material.

Posso lavar o colchão anti escara?

Sim pode lavar e higienizar com soluções de limpeza. Deve consultar a ficha técnica do produto.

A escolha do colchão - qual escolher?

A escolha do colchão tem que ter em conta muitos factores como a idade, o sexo, a morfologia da pessoa, mobilidade, incontinência, maceração, estado da pele, nutrição, hidratação, doenças, medicação e condições físicas do quarto e leito.

Ficou com dúvidas? Eu posso ajudar...

Carlos Edgar

(INcontinentes)